Na correria do dia-a-dia muitas vezes falta tempo para darmos a atenção que nossa saúde merece. Mas é quando a saúde falta, que percebemos o quanto é melhor prevenir do que remediar e damos o real valor à medicina preventiva.
Porque procurar o Médico Nutrólogo?
Agendar uma consulta com um médico nutrólogo é um excelente caminho para se cuidar e realizar um verdadeiro check up. A nutrologia é a especialidade médica capaz de cruzar os conhecimentos, permitindo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças metabólicas relacionadas direta ou indiretamente com a falta ou o excesso de nutrientes. Logo, a consulta com o nutrólogo é para todas as idades e gêneros.
E o nosso corpo dá sinais de que algo não vai bem… E justamente por isso, selecionamos 05 (cinco) perguntas para que você possa se fazer e ter uma visão global de como melhorar a sua saúde:
1- Como anda o seu corpo?
Você está feliz com a imagem que vê no espelho? É muito importante fazer uma autoanálise corporal e avaliar se você está satisfeito ou existe algo que gostaria de melhorar: seja peso, percentual de gordura, ganho de massa magra, presença de celulite e/ou flacidez.
O metabolismo lento
O metabolismo lento é real e pode ser causado por diversos fatores: falta de vitaminas e minerais, alterações hormonais ou até mesmo processos inflamatórios “silenciosos” que não percebemos de imediato, o que chamamos de Inflamação Crônica Subclínica. É possível acelerar o metabolismo e alcançar o tão sonhado “corpo ideal”. Mudanças do estilo de vida, junto com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos são fundamentais, mas existem diversas intervenções médicas que podem potencializar os resultados.
2- Como melhorar a sua energia?
Você se sente bem disposto para as suas atividades em geral? Um corpo saudável é aquele que acorda com disposição, mantém a energia ao longo de todo o dia e apenas sente o cansaço no fim do dia, já na hora de dormir. Lembrando que temos que ter energia para todas as áreas da vida, como trabalho, atividade física e lazer.
O segredo da vida longa é qualidade aliada à quantidade, é ter mais “vida” em nossos dias. Despertar com alegria e disposição, ter tempo de qualidade para uma boa refeição matinal (o jejum intermitente também pode ser bem-vindo, mas falaremos dele em outro artigo), praticar atividade física preferencialmente pela manhã, aproveitando o pico de cortisol e seguir a rotina de trabalho motivado, com desempenho, performance e stress sob controle.
3- Como o Nutrólogo pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono?
Nem sempre dormir muito é sinal de dormir bem. Você dorme bem e acorda com a sensação que teve um sono reparador? O ideal é termos uma indução de sono rápida, não acordar durante a noite e despertar com relógio biológico, isto é, sem auxílio do despertador.
Insônia
A insônia pode afetar todo nosso metabolismo e é um grande sinal de que algo não vai bem com a nossa saúde.
Uma dica interessante é utilizar o que chamamos de “despertador inverso”: colocar o alarme para nos avisar o horário de ir dormir e deixar o nosso relógio biológico nos acordar. Lembrando que um adulto precisa em média de 6 a 8h de sono por noite.
4- Como melhorar a sua performance cerebral?
Você está com alguma dificuldade de concentração ou perda de memória?
Existe na sua família casos de Doença de Alzheimer ou outros casos de esquecimento ou demência e você gostaria de focar em neuroproteção? O excesso de trabalho não pode ser justificativa para concentração dispersa ou lapsos de memória. Repare como anda seus hábitos de vida que exigem maior concentração e foco, seja a leitura, seja algum esporte.
Memória de curto prazo e a memória de longo prazo
Temos que avaliar a memória de curto prazo e a memória de longo prazo. Memória de curto prazo é a memória de trabalho e aqui são armazenadas as informações curtas recebidas no momento; são essenciais para a leitura e conversa cotidiana. Já a memória de longo prazo possui capacidade potencialmente ilimitada e é formada pelas nossas experiências de vida; pode ser influenciada por muitos fatores como importância emotiva, gostos, motivações pessoais e repetição.
Concentração
Já a concentração é a capacidade de dirigir a atenção e o pensamento para uma idéia, assunto ou tarefa. Você tem conseguido concluir as tarefas que inicia ou anda pulando de tarefas em tarefas inacabadas? O nosso tempo é um dos nossos bens mais preciosos e cuidar para que a nossa rotina seja organizada e nossas atividades sejam cumpridas com foco e atenção é uma excelente estratégia para auxiliar no gerenciamento do estresse.
5- Como melhorar a sua libido
Veja como melhorar a sua vontade sexual.
Libido é a procura instintiva pelo prazer sexual, caracterizada pela presença de pensamentos e fantasias sexuais, tanto em frequência quanto em intensidade e se baseia em processos fisiológicos complexos. Já a função sexual é mais fácil de parametrar e tem relação com performance sexual; aqui avalia-se função erétil, ejaculação precoce ou tardia, lubrificação e capacidade de atingir o orgasmo.
É fundamental avaliar se a libido está estável e se você e seu parceiro(a) estão em harmonia neste aspecto, afinal a sexualidade é um dos pilares de um relacionamento amoroso saudável. Devemos avaliar tanto a função sexual quanto o desejo. Qualidade, quantidade e habilidade em ter satisfação são fatores importantes.
E inúmeras coisas interferem diretamente na libido: estresse, ansiedade, uso de algumas medicações, disfunção hormonal, alterações metabólicas e má qualidade do sono são exemplos de condições que interferem na vontade sexual.
Nutrólogo ou nutricionista?
Essa é uma dúvida frequente entre os pacientes: O nutrólogo é formado em medicina e especializado em nutrologia médica. Seu enfoque é diagnosticar, tratar e prevenir doenças. É o médico nutrólogo quem irá prescrever vitaminas, minerais, hormônios e/ou medicações conforme a sua necessidade.
O nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diversas áreas (clínica, funcional, esportiva etc.). Desempenha um papel muito importante na prescrição de planos alimentares e manutenção da nutrição correta e individualizada para cada pessoa.
As duas áreas atuam de forma complementar. Com seus conhecimentos específicos, esses profissionais podem trabalhar juntos para otimizar os resultados buscados pelos pacientes.
Você conseguiu responder às cinco perguntas ou se encaixou em alguma das questões abordadas?
Te convido a fazer uma análise de como anda a sua vida e listar todos os pontos que gostaria de melhorar. A consulta com o médico nutrólogo é onde você poderá falar exclusivamente sobre você e conversar sobre sua saúde, seus objetivos e traçar o melhor caminho para que você atinja a sua meta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. E nada melhor do que ter ajuda de um médico habilitado em saúde, prevenção e longevidade para te auxiliar a encontrar a sua melhor versão.